Oficinas de dança, artesanato, culinária, desenho, pintura, exposição e muito mais. As aulas começam em outubro e vão até início de dezembro de 2022. Acesse os links para os formulários.
Por Equipe DEAC
Estão abertas as inscrições para 15 Oficinas Comunitárias, a serem ministradas por estudantes da Universidade de Brasília. Serão na forma online, presencial ou híbrida, gratuitas e destinadas à toda a comunidade: interna e externa à Universidade. Para participar, basta acessar os links dos formulários e se inscrever. As aulas começam na semana do dia 03 outubro de 2022.
As oficinas recebem apoio do edital Oficinas Comunitárias, realizado pela Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias, do Decanato de Assuntos Comunitários, da Universidade de Brasília (UnB/DAC/DEAC).
Seguem as informações de cada oficina e os formulários de inscrição:
Oficina Just Dance (Mexendo o corpo através dos sensores de movimento)
Resumo:
A oficina tem como objetivo promover saúde mental, bem-estar, e estabelecer vínculos fraternos entre a comunidade acadêmica a partir de uma ação que envolve a dança, a música, e jogos eletrônicos, ingredientes incríveis. O tema foi pensando nessa união entre pessoas, nesse encontro divertido, estudos mostram que uma atividade como essa estimula a produção de dopamina, cria um engajamento na realização de exercício físico, é um desestressante, além de contagiar todos aqueles que assistem, de uma forma positiva.
Dias e horários:
Quinta-feira - 18:30 - 19:30
Sexta-feira - 12:30 - 13:30
Oficineiro: Adriano Dias Coatio
Curso: Psicologia
Experiência na área:
Tenho experiência com recreação, fiz o curso na Fundação Bradesco, trabalhei na escola Vivendo e Aprendendo, e no GAN, e lá fiz trabalhos voltados para o corpo, na CEU fiz parte do edital de oficinas, e fiz atividades usando o Just Dance, que sempre atrai muita gente, ensinando as pessoas a jogarem, a saberem usar melhor o sensor, em se expressarem através da dança.
Contato:
150115041@aluno.unb.brFormulário de Inscrição:
Oficina de Palhaçaria: Nariz vermelho
Resumo:
Serão desenvolvidas atividades no período de 06 de outubro a 15 de dezembro.
Objetivo geral: facilitar o processo de cada participante encontrar seu(sua) palhaço(a) interior.
Objetivos específicos:- desenvolver as habilidades artísticas e criativas de cada participante;- desenvolver o autoconhecimento aliado à prática criativa;- integrar diversas linguagens artísticas com a bagagem própria de cada participante.
Dias e Horários:
Será uma turma com encontros semanais, às quartas-feiras, das 12:30 às 13:30.
Ao final, será apresentado ao público um espetáculo com os números montados por cada participante ao longo da oficina.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 19 de setembro a 01 de outubro de 2022.
PLANO DE AULA: Serão realizadas onze aulas:
Aula 1 - Abertura: 06 de outubro de 2022.
Aula 11 - Encerramento: Apresentações Finais. 08 de dezembro de 2022 -
Oficineira: Amanda Pinho Lopes (Amanita)
Experiência na área proposta:
Tenho experiência na condução de oficinas de dinâmicas corporais e criativas, na área das meditações ativas, da palhaçaria e das danças. Sou palhaça há alguns anos, tendo realizado apresentações on-line e presenciais nacionais e internacionais, com estudo vivencial e também formações e laboratórios de circo e palhaçaria. Tenho formação de extensão em corporeidade e desenvolvimento humano pela UnB e também sou terapeuta integrativa com formações como Reiki e Theta Healing. Portanto, as vivências que conduzo tendem a uma abordagem de bem-estar e saúde aliadas à prática corporal criativa.
Formulário:
https://forms.office.com/r/ENS4jkbzWTCozinha Inclusiva e Afetiva: vegetariana e sem glúten
Resumo:
Objetivo: O projeto Cozinha Inclusiva e Afetiva objetiva primeiramente proporcionar aosparticipantes momentos de experiência sensorial e atenção plena por meio de práticasculinárias que atendam a restrições alimentares como intolerância à lactose e doença celíaca.Para além disso, as oficinas trazem orientações acerca de elementos básicos da culinária,através de um viés científico, explicando a física, química e biologia por trás dos fenômenosque transformam sabores, aromas e texturas dos alimentos.
As receitas foram escolhidas de forma que as oficinas contemplem tanto aqueles quese consideram péssimos na cozinha quanto pessoas que sabem e adoram cozinhar. Osencontros ocorrerão de forma presencial, na sala de convivência da Casa do Estudante.
Dias e Horários:
sexta-feira, das 17:00 às 18:45.
Oficineira: Brenda Stephanie Bruno de Jesus
Curso: Física licenciatura
Experiência na área proposta:
Para além da aplicação do conhecimento científico, cozinhar também é para mim umarica experiência sensorial. Desde meados da minha adolescência até o presente, a práticaculinária tem sido o que hoje eu sei que se chama cozinhaterapia: em momentos de intensoestresse, ansiedade, distimia ou saturação mental eu mergulho na calmaria e conforto dosestímulos sensoriais da cozinha. Nas práticas eu me concentro nos detalhes e sutilezas davisão, do tato, do olfato, do paladar e da audição, direcionando meus pensamentos aopresente, à atenção plena.
Em 2021 fui proponente do edital 5/2021, com a oficina Cozinhaterapia.Destavez, minha proposta é trazer receitas da culinária inclusiva; sem carne, sem lactose, sem
glúten e com muito afeto. Sou celíaca, pescetariana e intolerante a lactose, a escassez deprojetos culinários inclusivos me levaram à presente proposta.
Contato:
170030245@aluno.unb.brFormulário de Inscrição:
A inscrição em cada encontro será independente.
Vivência Ballroom
Resumo:
A Vivência Ballroom UnB é um projeto desenvolvido por artistas e fazedoras de cultura: estudantes da graduação e pós graduação que são integrantes da cena e da comunidade ballroom do Distrito Federal. A cena na universidade inicia a partir do ano de 2016, com oficinas gratuitas dentro das ocupações na universidade, ocorrendo na primavera estudantil, movimento secundarista e universitário de ocupação das escolas e universidades públicas contra a reforma do ensino médio, precarização do ensino e PEC da Morte. Com treinos abertos e batalhas de voguing históricas na Universidade de Brasília, a comunidade ballroom da UnB se consolidou como uma das principais cenas artísticas e culturais dentro e fora do campus. Atualmente a vivência ballroom UnB atua em suas mais diversas linguagens como dança, estética, moda, empoderamento, cultura LGBTQIAP+, negritude e acolhimento.
Junto às técnicas oriundas do Voguing, cria-se uma metodologia ativa única, pautada em uma educação de qualidade e na luta de artistas e agentes da cultura pela vida e existência da Comunidade Ballroom UnB e Distrito Federal. Portanto, ao trilhar o caminho do projeto, trilha-se também um percurso ao longo da vida das artistas que idealizaram a vivência ballroom, bem como a trajetóriada Casa de Onijá, coletivo e house que coordena e gere a atividade na Universidade.
Dias e horários:
quinta-feira, 17:00
Início (06/10) - Oficina de hands performance
Local:
Núcleo de Dança
Oficineiras:
Cada Oficina será ministrada por diferentes oficineiras(os)
As oficinas não precisam de inscrições para participar.
Formulário de Inscrição:
Não é necessária inscrição prévia.
Uma Agulha no palheiro: oficina de bordado livre
Resumo:
Aprenda bordado livre do zero e de graça, serão 10 aulas com teoria, demonstração e exercícios práticos.
Período das aulas: 08 de outubro a 10 de dezembro
Dias e Horários:
Sábado, das 10:00 às 11:30
Local: Campus UnB Planaltina
Oficineira: Dália Souza de Oliveira
Curso: Fisioterapia
Experiência:
Sempre tive interesse por práticas artesanais, essa afinidade foi construída junto com a minha mãe, que é costureira. E por isso eu tinha costume de fazer porta agulhas para ela, desenvolvendo assim habilidade com tecidos e agulhas. Apesar desse longo contato com o artesanato, apenas no final de 2018 comecei o processo de aprendizagem do bordado, de modo que, inspirada por perfis de bordadeiras no Instagram e Pinterest, comecei a aprender por conta própria, usando como referência vídeos do Youtube e revistas antigas de bordado. Com isso conheci diversas técnicas e foquei no bordado livre. Hoje, quatro anos depois, ainda continuo a bordar e costumo usar essa prática para presentear amigos e familiares.
Contato:
dalia.s.oliveira1@gmail.comFormulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBX78mS0pMYlX0uAt0MDVPXxZtqj-fDKNrkoORtpw6dv6ITA/viewformCalistenia e Funcional
Resumo:
Objetivo: promover saúde física, mental e a qualidade de vida dos estudantes e da comunidade externa da UnB. O esporte transforma estilos de vida e promove saúde para a comunidade. Além do bem estar físico e do desenvolvimento motor, as práticas esportivas são fundamentais, tanto para a promoção quanto para a prevenção no âmbito da saúde mental.
Os treinos envolvem flexão, abdominal, agachamento, corrida, barra, dentre outros exercícios que trabalham com o peso do próprio corpo.
Dias e Horários:
Segunda-feira, das 12:00 às 14:00
Local: Praça de esporte, próximo ao IdA E FE, onde fica o banco Santander, campus Darcy Ribeiro.
Oficineiros:
Diogo Souza Assunção
Curso: Educação Física
Experiência:
Meu nome é Diogo Souza Assunção, sou estudante de graduação em licenciatura em Educação Física, portanto desde que comecei a praticar atividade física percebi a necessidade que temos de vivenciar atividades corporais. Além disso, sou praticante e amante de calistenia, que consiste em treinos ginásticos com o peso do próprio corpo. Através do edital 01-2021 com bolsa de apoio à atividade comunitária, iniciamos o projeto de calistenia UnB e treinos funcionais, com apoio da DAC, junto à DEAC. Iniciamos em 2021, e apesar do término da bolsa, nosso projeto continuou e cada dia fica mais consolidado.
Contato:
souza.assuncao@aluno.unb.br Oficineiro: Paulo Ricardo Dias Morais
Curso: Biblioteconomia
Experiência na área proposta:
Meu nome é Paulo Ricardo Dias Morais, sou estudante de graduação no curso de Biblioteconomia na UnB. E através de atividades físicas praticados no campus Darcy Ribeiro alcanço melhores rendimentos no meu curso além da prevenção no que se diz respeito à saúde mental. Portanto desde que comecei a praticar atividade física percebi a necessidade que temos de vivenciar atividades corporais. Além disso, sou praticante e amante de calistenia, que consiste em treinos ginásticos com o peso do próprio corpo. Através do edital 01- 2021 DAC/DEAC, passei a praticar a calistenia como aluno/praticante, de modo que hoje dados os conhecimentos técnicos e a experiências adquiridas posso atuar frente ao projeto dando prosseguimento a todas as vivenciais e experiências possíveis com a pratica calistênica. O projeto foi iniciado em 2021 com os treinos que, acontecem às segundas, quartas e sextas, na praça de esporte próximo ao IDA E FE, das onde fica o banco Santander, 12h00 às 14h00. Apesar do término d
a bolsa, nosso projeto continuou e cada dia fica mais consolidado. Com o apoio da bolsa nós poderemos crescer tecnicamente e aperfeiçoar a prática.
Formulário de inscrição:
Não é necessária inscrição prévia.
Elaboração de Projetos Culturais
Resumo:
A oficina tem como objetivo introduzir os participantes no processo de elaboração e apresentação de propostas/projetos culturais com base na Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
Inscrição: 21/09 a 10/10/2022
Período de aula: 4 encontros - 25/10 a 28/10/2022
Horário: das 18:00 às 19:00
Oficineira: Edna de Almeida
Curso: Assistente Social e discente de Ciências Sociais
Experiência na área proposta:
Sou Educadora Social, graduada em Serviço Social (2018-2022) e discente de Ciências Sociais, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Durante a graduação em Serviço Social, participei da execução de diversos projetos de extensão, com destaque para o projeto FALAS ICH(2019-2020), que executa palestras e oficinas sobre vida estudantil com os estudantes do Instituto de Ciências Humanas (ICH). No 2º semestre de 2019, fui a organizadora responsável pela Oficina Comunitária “Discutindo Feminismos e Violência de Gênero através do Cinema – FEMINISMO E CINEMA” (Edita lnº 2/2018-Programa de Oficinas Comunitárias de Arte e Cultura para os campus da UnB). No primeiro semestre de 2022, fui estagiária no Serviço Social do Comercio(SESC-DF), lotada no Programa Mesa Brasil, no qual participei no apoio, elaboração e execução do “Ciclo de Palestras –Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos”, parceria entre o MESA BRASIL/SESC e o Projeto
Integral de Vida – Pró-Vida. Atuo como colaboradora, desde junho de 2022, na empresa Arte em Curso, especializada em elaboração de projetos na lei Rouanet e outras leis de incentivo à cultura e em cursos sobre Marketing de Patrocínios e fotografia. Atualmente integro o quadro de funcionários como estagiária de elaboração de projetos, executando atividades de desenvolvimento e produção de projetos culturais e de elaboração de portfólio cultural e demais documentos pertinentes aos segmentos culturais.
Contato:
ednaalmeida1995@gmail.comFormulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf59805n_tkpjDBqDvO_xe5wiXkaCkOIte77FaNJ1ct1f797Q/viewformPor onde anda o Axé - Uma aventura expográfica
Resumo:
Essa aventura parte de uma oficina voltada para a expografia, iremos abordar nas aulas as principais áreas envolvidas na realização de uma exposição como curadoria, produção, montagem e mediação. Serão apresentados e debatidos o conceito de cada área além de alguns encontros com profissionais de destaque em suas respectivas áreas. Durante o desenvolvimento da oficina será realizado o planejamento de uma exposição como atividade principal, o tema da exposição será "Por onde o Axé", e consiste na representação do axé, essa energia que vem da natureza e suas divindades, e permeia tudo que é feito ao sagrado.
Inscrições: de 22 a 30 de setembro.
A oficina acontecerá entre 03 de outubro e 12 de dezembro
Dias e Horários:
segunda-feira, das 18:00 às 19:30.
Local: Instituto de Artes da Universidade de Brasília (próximo ao Restaurante Universitário).
Oficineiro: Felipe Batista Ferreira de Oliveira
Curso: licenciatura em artes visuais pela Universidade de Brasília (UnB)
Experiência na área proposta:
Experiência com coordenação de projetos culturais desde o ensino médio, teve atuação em diversas áreas da expografia como Curadoria, Montagem, Mediação e também expondo suas obras como artista, o que justifica o assunto do projeto com a montagem de uma exposição durante as oficinas. Tem ampla experiência em ministrar oficinas, ministrou oficinas para turmas da rede pública de ensino, para alunos do EJA, para alunos em situação de vulnerabilidade social na Ong Transforme, onde trabalha e tem experiência semelhante também no estágio onde faz mediação para turmas de até 100 alunos no Museu Nacional da República.
Contato:
eufelipeferreira4@gmail.comFormulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScW7WyZkt1T3NAYxTfWbQcR_oju9_3fMVLLCKWTsSHRZqJGHw/viewformOficina de Desenho
Resumo:
Entre os dias 03 de outubro e 12 e dezembro acontecerá a oficina de desenho pelo projeto Oficinas Comunitárias da UnB. Na oficina vamos aprender a desenhar retratos humanos estilizados a partir de referências fotográficas. A ideia não é reproduzir um retrato realista das fotografias, mas caricaturar e estilizar essas fotografias a fim de trazer a personalidade do artista para o desenho.
Precisa saber desenhar?
Não. Aprenderemos e nos desenvolveremos juntes.
Qual o local da oficina?
A definir
O que vamos aprender?
Cronograma de atividades:
03/10/2022 - Treinando o controle da linha e medindo distâncias e proporções
10/10/2022 - Introdução ao desenho 3D – Esfera
17/10/2022 - Introdução ao desenho 3D – Cubo
24/10/2022 - Construindo a estrutura do rosto humano - Visão de frente, 3 quartos e perfil.
31/10/2022 - Medindo a distância entre os elementos da face (sobrancelha, olhos, nariz boca e orelha)
07/11/2022 - Elementos faciais – Olhos e nariz
14/10/2022 - Elementos faciais – boca e orelha
21/10/2022 - Estrutura de cabelos
28/10/2022 - Expressões faciais
05/12/2022 - Quebrando as regras - introdução a estilização
12/12/2022 - Noções básicas de luz e sombra
Quais os materiais necessários?
Lápis e papel.
Dias e horários da oficina:
Segundas- feiras, de 03 de outubro a 12 de dezembro, das 18:00 às 20:00.
Oficineira: Gabriela Farias
Curso: Serviço Social. Sou ilustradora e graffiteira.
Experiência na área proposta:
Sou artista visual há 4 anos, atuo no graffiti, na pintura em telas, ilustração digital e tradicional. Participo de mutirões e eventos de graffiti no DF e entorno. Participei do meu primeiro mutirão fora do DF, em Araxá -MG em2022. Realizei uma oficina sobre graffiti pela DOCCA em 2021 e estou realizando outra oficina de graffiti destinada aos idosos pelo Sesc Ceilândia. Essas experiências têm fortalecido minha experiência como oficineira. Divulgo meu trabalho como graffiteira e ilustradora tradicional e digital no Instagram @vulgohera. Minhas áreas de interesse são: graffiti, ilustração tradicional e digital e animação. No último ano me dediquei a desenvolver retratos estilizados a partir de referências de fotos com a técnica de lápis grafite. Assim, criei por volta de 100 retratos com essa técnica.
Contato:
pelo WhatsApp: 61 99222 -6337
Formulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXkwt-1o0Fzh_NkKRnggQTzy5OMNH43Crhhel3ZVnw6bsgdw/viewformPessoas da UnB: Memória e Afeto
Resumo:
O objetivo desta oficina é realizar a vivência de rodas de história sobre memória e afeto com participantes no espaço físico e simbólico da Universidade de Brasília. Para tanto, além das rodas de histórias com o eixo temático “memória e afeto” , a oficina também trará práticas de criação de peças em áudio e fotografia, com o objetivo de proporcionar aos participantes da oficina, uma introdução ao desenvolvimento de produção sonora e da composição de um ensaio fotográfico. Ao final, será produzida uma obra sonora, no estilo podcast, com os relatos organizados a partir do resultado das vivências e uma exposição fotográfica. Para tanto, será utilizada a metodologia do Museu da Pessoa, com foco na contação de histórias de vida e preservação da memória coletiva.
Dias e Horários:
Segunda-feira, das 12:45 às 14:00
Oficineiros:
Keilla Salvador
Curso: Audiovisual e Comunicação Organizacional
Experiência na área:
É Produtora Cultural com experiência em produtos audiovisuais acessíveis e oficinas. Formada em Audiovisual (UnB), participou do curso de Formação em Tecnologia Social da Memória do Museu da Pessoa (2020).
Lucas Rafael
Curso: Audiovisual e Filosofia
Experiência na área:
Graduando em Filosofia e Mestrando em Metafísica pela Universidade de Brasília. É roteirista e diretor com experiência em curtas-metragens e webséries. Formado em Audiovisual também pela UnB.
Contato:
lucasrafaeljustino.1@gmail.comLink para formulário de inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUqmINmz4R-AGDzxnrKT730dcoe8ZqwUSgYpMljokHnS3JYw/viewformDanças Populares
Resumo:
Oficinas de dança e manifestação culturais, iremos falar sobre frevo, coco, xaxado e quadrilha junina. Mostrando a história de cada dança que constitui o povo Brasileiro. Passando por passos, bate papos e atividades.
Como irá funcionar?
A oficina terá três turmas, uma pra cada mês.
Outubro
Dia 19, quarta-feira, das 08:00 às 12:00
Novembro
Dia 18, sexta-feira , das 14:00 às 18:00
Dezembro
Dia 1, quinta-feira, das 16:00 às 20:00
Local:
Departamento de Artes Cênicas da UnB - Darcy Ribeiro (divulgação da sala/local exato na semana da oficina)
A oficina será uma vez somente, obtendo 4 horas (de acordo com sua escolha, preferência e vagas)
Oficineira: Clara Abreu
Curso: Artes cênicas.
Experiência na Área Proposta:
Faço oficinas e aulas de diversas danças desde criança, entrando em uma quadrilha junina profissional aos 11 anos “quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba”, atual campeã de Brasília e terceira colocada no Nacional de quadrilhas juninas. Dentro da quadrilha explorando mais ainda as danças populares e querendo aperfeiçoar, já fiz oficinas com Leila Nascimento de recife, com Tauana Barros de frevo. Estive junto com o Balé flor do cerrado no Maior São João do Cerrado, com a companhia Transições Cia de Dança e outros trabalhos.
Pintura de Mandalas – Arte Visionária em Pontilhismo
Resumo:
Convido-os para participarem da Oficina: Pintura de Mandala - Arte Visionária em Pontilhismo. Haverá 2 aulas mensais, pelo período de 2hrs, de outubro adezembro de 2022.
Em quais vagas você está interessado?
Aula 1. Abrindo Portais: Introdução & Apresentação dos materiais (Aula 06/10 - 2hrs de aula)
Aula 2. O Despertar: Formas e Esboços da estrutura da Mandala / Colorimetria (Aula 27/10 - 2hrs de aula)
Aula 3. Empreendedorismo Artístico / Mídias sociais e Portfólio (Aula 03/11 - 2hrs de aula)
Aula 4. Prática: Plataforma de vendas e empreendedorismo (2hrs de aula)
Aula 5. Domínio das cores / Orçamento & Valores / Como e onde expor as obras (Aula 01/12 - 2hrs de aula)
Aula 6. Fluxo Criativo: "O que é Geometria Sagrada?" / Referências Artísticas (Aula 09/12 - 2hrs de aula)
Horário:
16:30 - 17:30
18:30 – 19:30
Local:
Darcy Ribeiro
Oficineira: Nicole de Oliveira Siqueira Porto
Curso: Ciências sociais
Experiência na área proposta: Nicole Porto é artista visual e trabalha com tinta acrílica que reage à luz UV. Utiliza em suas obras a técnica do pontilhismo que se complementa com outras técnicas de pintura, formando fractais e geometrias, criando uma atmosfera de efeitos psicodélicos. Já fez cursos de pintura e sobre o empreendedorismo feminino, assim como consta nos certificados a baixo. Tem experiência em exposições de artes. Em parceria com a Secretaria de Turismo - Setur do GDF, já se apresentou em feiras locais, como: Feira da Lua, Expotchê, assim como, em feiras privadas: Misturinha Brasília e no projeto Jasminas Cultural – Semana da mulher. Além de expor em eventos noturnos: Visual Sensation e Warm UP do Pulsar Festival.
Contato:
mandala.sanctuary@outlook.com.
Formulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRABCaCcwd_lWgfnxHDU_d-LOm5-5xFJ0-J1x5MFTFiH90Kg/viewformBotões Fofinhos: Introdução à Wearables
Resumo:
A Oficina apresentará conceitos básicos de eletrônica, bem como processos básicos e materiais utilizados na produção de dispositivos eletrônicos vestíveis. Através da construção de botões eletrônicos fabricados em tecido, serão abordadas questões fundamentais de eletrônica focada na construção de wearables.
Oficineira: Tainá Luize Martins Ramos
Curso: Museologia
Experiência na área proposta:
Este modelo de oficina foi ministrada no evento #2ª Brasília Cidade Design no Museu Nacional da República (2019), também compôs a programação da semana de extensão no IFB campus Taguatinga (2019 ) e da Semana Geek Sesc Gama (2022). Além de ter sido realizada também durante a disciplina de arte eletrônica no departamento de Artes Visuais da UnB (2019-2020) e no curso vivência Tecno-criativas no Gama (2021 e 2022). A proponente possui graduação em Design de Moda pelo IFB onde defendeu seu trabalho de conclusão de curso chamado Ar Ipê Feito: A Moda e os Wearables e foi bolsista no Midialab/UnB, laboratório de novas mídias da UnB.
Oficineira: Nycacia Delmondes Florindo
Curso: Arte Visuais
Experiência na área proposta:
Faço parte do Laboratório de arte computacional Midialab/UnB, estou me graduando em Artes Visuais. Proponho esse mini-curso junto com Artur Cabral, graduado em Artes Visuais na UnB, que já ministrou esse curso em outras ocasiões no laboratório de novas mídias Medialab/UnB (2018-2019), no IESB durante o evento Design Convida (2021) e no Sesc durante a semana a Geek (2022). O mini-curso possibilita um primeiro contato dos alunos com o software de programação visual Hydra, como também propõe exercícios práticos com o conteúdo trabalhado, proporcionando possibilidades para explorar criações de imagens e vídeos digitais.
Formulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5R488UMlU8UzBtqdpLPel3LyApEUNUx1RTLDeJOPmFXQCuA/viewformOficina de Literatura e Política
A oficina foi desenvolvida com a intenção de promover um debate interdisciplinar que tem por objetivo o esclarecimento da arte sob a luz da realidade e da realidade sob a luz da arte. O objetivo primordial é buscar explicação da realidade e das obras estudadas através do diálogo e da livre construção do conhecimento, usando como ferramentas as interpretações do mundo e suas implicações mais profundas.
Dias e Horários:
semanalmente, às quartas-feiras, às 14:00
Local:
Universidade de Brasília
Oficineiros: Paola Caroline da Silva Gonçalves Rosa e Gabriel Luiz Paiva Santos Ribeiro
Curso: Arquitetura e urbanismo e Ciência Política
Experiência na área proposta:
Paola: Já cursei (interrompido) Teoria, crítica e história da arte, tendo como uma das principais matérias arte e literatura. Cursando arquitetura e urbanismo, o que gera um grande enfoque na arte e na arquitetura e o meio político como algo primordial na construção de uma sociedade. Já participei da comunidade vitruviana que engloba a história da arquitetura e da arte com análise crítica - (Bruno Perenha) Curso: O Admirável Segredo da Arte Católica com duração de 30h um curso da professora Viviane Princival Masterclass O Leitor Ideal – Rodrigo Gurgel Integrante do clube de literatura clássica Trabalho acadêmico sobre: as sete artes liberais como forma de representação da população na história
Gabriel é Estudante de ciência política, curso de filosofia básica, integrante do clube de literatura clássica e confraria para leitores. Realizou cursos nas áreas de: Mudança Política na América do Sul Política e Economia Mundial Pensamento Político Latino-Americano Relações governamentais no Brasil Orçamento e políticas públicas Política e economia A literatura e a política como forma de representação Objetivo: Explorar análises diversificada
Contato:
gabrielluiz1917@gmail.comFormulário de Inscrição:
https://qr.link/1IVKrYSuporte Básico de Vida para leigos
Na oficina serão desenvolvidas atividades no período de 06 de outubro a 08 de dezembro. O objetivo desse projeto é possibilitar que pessoas de fora de áreas da saúde, que geralmente não têm contato com o assunto, possam desenvolver habilidades básicas no que se refere ao suporte básico de vida, de modo a adquirirem conhecimento e meios para que, ao se depararem com situações reais, possam ser capazes de intervir e ajudar pessoas em situações de parada cardiorrespiratórias.
A Oficina será organizada pela discente Stephanie Frazão Marques.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 19 de setembro a 03 de outubro de 2022.
PLANO DE AULA: Serão realizadas cinco aulas:
Aula 1 - Dia(s): 06 de outubro e 10 de novembro de 2022. Tema: Introdução à fisiologia cardiopulmonar - ONLINE
Aula 2 - Dia(s): 13 de outubro e 17 de novembro de 2022. Tema: Abertura de vias aéreas - ONLINE
Aula 3 - Dia(s): 20 de outubro e 24 de novembro de 2022. Tema: Manobra de RCP - ONLINE
Aula 4 - Dia(s): 27 de outubro e 01 de dezembro de 2022. Tema: Uso do DEA e Introdução ao protocolo de RCP : ONLINE
Aula 5 - Último Dia(s): 03 de novembro e 08 de dezembro de 2022 - PRESENCIAL
Oficineira: Stephanie Frazão Marques
Curso: Enfermagem
Experiência na área proposta:
Como aluna de enfermagem estou imersa no tema proposto, de maneira prática e teórica, aprendendo sobre a fisiologia por detrás das manobras e ações realizadas durante o Suporte Básico de Vida (SBV), participando ainda de ações de extensões na área, como é o caso do meu ingresso na Liga de Simulação em Saúde (LISSA) da Faculdade de Ceilândia, que me permitiu e me permiti participar de diversas experiências voltadas a esse e outros temas, como o recente curso de Suporte Básico de Vidas para leigos ministrado na Semana Universitária. Fora isso sou formada no curso de técnico em enfermagem, de modo que esse é o tema que tenho visto desde então e percebido a importância para a comunidade no geral.
Formulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeR3zluQV18SmDM8uOzYWdlVTinjdLIalDfXN65hr7iG_X1A/viewformClaudia Maria Goulart dos Santos
Diretora
Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC)
ATENÇÃO – O conteúdo deste informe é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). As dúvidas e os pedidos de esclarecimentos devem ser encaminhados à unidade que emitiu o conteúdo.