Skip to main content
Completion requirements



CEAD 35 ANOS!

by Henrique Lopes -

Conhecimento, oportunidades e crescimento pessoal. É isso que o CEAD orgulhosamente representa para milhares de pessoas que foram impactadas pelas ações educacionais desenvolvidas ao longo de 35 anos de existência.
A democratização do acesso ao ensino superior e a preocupação com uma sala de aula, mesmo que virtual, mais diversa e inclusiva são as marcas da trajetória do CEAD.
Celebre com a gente esses 35 anos de compromisso com a educação de qualidade.

Curso “Introdução ao Zotero” - em breve

by Henrique Lopes -

Vem aí o curso que vai ajudar você a elaborar seus trabalhos acadêmicos com muito mais facilidade e rapidez. 
“Introdução ao Zotero” é um curso online e gratuito, desenvolvido pela Cátedra UNESCO em EaD em parceria com o CEAD e a Biblioteca Central da UnB. Ele traz vídeos autoinstrucionais, além de material de apoio e suporte, para que você aprenda a utilizar esse software livre, hoje uma das ferramentas mais eficazes de gestão de referências bibliográficas. 
As vagas são limitadas, por isso, fique atento(a) ! Em breve, divulgaremos o início das inscrições.

Estudante você sabia? A Biblioteca Central da UnB oferece um conjunto de produtos e serviços de informação

by Henrique Lopes -

Você sabia!?

A Biblioteca Central oferece um conjunto de produtos e serviços de informação para a comunidade acadêmica pertencente ao Ensino a Distância (EaD). Distribuídos em diversos polos de norte a sul do país, esses estudantes podem encontrar na página da BCE todas as informações relativas aos acervos das bibliotecas do SiB-UnB, assim como as formas de acesso e solicitações de digitalizações, sugestões de compras, capacitações online, dentre outros. Em parceria com o CEAD/UnB e seguindo a sua missão, a BCE busca continuamente dar o apoio necessário aos alunos de EaD na busca do aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tripé base da universidade. Saiba mais em https://bce.unb.br/servicos/ensino-a-distancia/.  

A BCE possui, também, um Tour Virtual, que tem como objetivo oferecer uma experiência totalmente online de vivência e conhecimento das dependências e serviços da biblioteca. Acesse: https://bce.unb.br/tourvirtual/.


Aula Magna - Escola do futuro (Dia 17/10 as 19h)

by Henrique Lopes -

Convidamos para Aula Magna dos cursos de graduação da UAB/UnB 2023

Formar professores para a ESCOLA DO FUTURO

com o Prof. Dr. Antônio Sampaio da Nóvoa
Dia: 17/10/2023
Hora: 19h
Local: Auditório do Centro Cultural da ADUnB - UnB


Attachment Card - Escola do futuro.png

Informe: Dia 27 e 28 de fevereiro será realizada a atualização dos ambientes Aprender 2 e Aprender 3

by Henrique Lopes -

Prezada comunidade acadêmica,  

Informamos que, nos dias 27 e 28 de fevereiro, será realizada a atualização dos ambientes Aprender 2 e Aprender 3. Durante esse período, os ambientes ficarão indisponíveis. O retorno do funcionamento está previsto para o dia 1º de março. 

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD: cead.unb.br/atendimento

Contamos com a compreensão de todos!

Atenciosamente,

CEAD/UnB 


Oficinas de dança, artesanato, culinária, desenho, pintura, exposição e muito mais

by Henrique Lopes -

Prezados estudantes da Universidade Aberta do Brasil - UAB

Oficinas de dança, artesanato, culinária, desenho, pintura, exposição e muito mais. As aulas começam em outubro e vão até início de dezembro de 2022. Acesse os links para os formulários. Por Equipe DEACEstão abertas as inscrições para 15 Oficinas Comunitárias, a serem ministradas por estudantes da Universidade de Brasília. Serão na forma online, presencial ou híbrida, gratuitas e destinadas à toda a comunidade: interna e externa à Universidade. Para participar, basta acessar os links dos formulários e se inscrever. As aulas começam na semana do dia 03 outubro de 2022.As oficinas recebem apoio do edital Oficinas Comunitárias, realizado pela Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias, do Decanato de Assuntos Comunitários, da Universidade de Brasília (UnB/DAC/DEAC).Seguem as informações de cada oficina e os formulários de inscrição:
Oficina Just Dance (Mexendo o corpo através dos sensores de movimento)
Resumo:A oficina tem como objetivo promover saúde mental, bem-estar, e estabelecer vínculos fraternos entre a comunidade acadêmica a partir de uma ação que envolve a dança, a música, e jogos eletrônicos, ingredientes incríveis. O tema foi pensando nessa união entre pessoas, nesse encontro divertido, estudos mostram que uma atividade como essa estimula a produção de dopamina, cria um engajamento na realização de exercício físico, é um desestressante, além de contagiar todos aqueles que assistem, de uma forma positiva.Dias e horários:Quinta-feira - 18:30 - 19:30Sexta-feira - 12:30 - 13:30Oficineiro: Adriano Dias CoatioCurso: Psicologia Experiência na área:Tenho experiência com recreação, fiz o curso na Fundação Bradesco, trabalhei na escola Vivendo e Aprendendo, e no GAN, e lá fiz trabalhos voltados para o corpo, na CEU fiz parte do edital de oficinas, e fiz atividades usando o Just Dance, que sempre atrai muita gente, ensinando as pessoas a jogarem, a saberem usar melhor o sensor, em se expressarem através da dança.Contato:  150115041@aluno.unb.brFormulário de Inscrição: Oficina de Palhaçaria: Nariz vermelhoResumo:Serão desenvolvidas atividades no período de 06 de outubro a 15 de dezembro.Objetivo geral: facilitar o processo de cada participante encontrar seu(sua) palhaço(a) interior.
Objetivos específicos:- desenvolver as habilidades artísticas e criativas de cada participante;- desenvolver o autoconhecimento aliado à prática criativa;- integrar diversas linguagens artísticas com a bagagem própria de cada participante.Dias e Horários:Será uma turma com encontros semanais, às quartas-feiras, das 12:30 às 13:30.Ao final, será apresentado ao público um espetáculo com os números montados por cada participante ao longo da oficina.PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 19 de setembro a 01 de outubro de 2022.
PLANO DE AULA: Serão realizadas onze aulas:Aula 1 - Abertura: 06 de outubro de 2022. Aula 11 - Encerramento: Apresentações Finais. 08 de dezembro de 2022 - Oficineira: Amanda Pinho Lopes (Amanita)Experiência na área proposta:Tenho experiência na condução de oficinas de dinâmicas corporais e criativas, na área das meditações ativas, da palhaçaria e das danças. Sou palhaça há alguns anos, tendo realizado apresentações on-line e presenciais nacionais e internacionais, com estudo vivencial e também formações e laboratórios de circo e palhaçaria. Tenho formação de extensão em corporeidade e desenvolvimento humano pela UnB e também sou terapeuta integrativa com formações como Reiki e Theta Healing. Portanto, as vivências que conduzo tendem a uma abordagem de bem-estar e saúde aliadas à prática corporal criativa.
Formulário: https://forms.office.com/r/ENS4jkbzWT
Cozinha Inclusiva e Afetiva: vegetariana e sem glútenResumo:Objetivo: O projeto Cozinha Inclusiva e Afetiva objetiva primeiramente proporcionar aosparticipantes momentos de experiência sensorial e atenção plena por meio de práticasculinárias que atendam a restrições alimentares como intolerância à lactose e doença celíaca.Para além disso, as oficinas trazem orientações acerca de elementos básicos da culinária,através de um viés científico, explicando a física, química e biologia por trás dos fenômenosque transformam sabores, aromas e texturas dos alimentos.As receitas foram escolhidas de forma que as oficinas contemplem tanto aqueles quese consideram péssimos na cozinha quanto pessoas que sabem e adoram cozinhar. Osencontros ocorrerão de forma presencial, na sala de convivência da Casa do Estudante.Dias e Horários:sexta-feira, das 17:00 às 18:45.Oficineira: Brenda Stephanie Bruno de JesusCurso: Física licenciaturaExperiência na área proposta:Para além da aplicação do conhecimento científico, cozinhar também é para mim umarica experiência sensorial. Desde meados da minha adolescência até o presente, a práticaculinária tem sido o que hoje eu sei que se chama cozinhaterapia: em momentos de intensoestresse, ansiedade, distimia ou saturação mental eu mergulho na calmaria e conforto dosestímulos sensoriais da cozinha. Nas práticas eu me concentro nos detalhes e sutilezas davisão, do tato, do olfato, do paladar e da audição, direcionando meus pensamentos aopresente, à atenção plena.Em 2021 fui proponente do edital 5/2021, com a oficina Cozinhaterapia.Destavez, minha proposta é trazer receitas da culinária inclusiva; sem carne, sem lactose, semglúten e com muito afeto. Sou celíaca, pescetariana e intolerante a lactose, a escassez deprojetos culinários inclusivos me levaram à presente proposta.
Contato: 170030245@aluno.unb.brFormulário de Inscrição:A inscrição em cada encontro será independente.Vivência Ballroom Resumo:A Vivência Ballroom UnB é um projeto desenvolvido por artistas e fazedoras de cultura: estudantes da graduação e pós graduação que são integrantes da cena e da comunidade ballroom do Distrito Federal. A cena na universidade inicia a partir do ano de 2016, com oficinas gratuitas dentro das ocupações na universidade, ocorrendo na primavera estudantil, movimento secundarista e universitário de ocupação das escolas e universidades públicas contra a reforma do ensino médio, precarização do ensino e PEC da Morte. Com treinos abertos e batalhas de voguing históricas na Universidade de Brasília, a comunidade ballroom da UnB se consolidou como uma das principais cenas artísticas e culturais dentro e fora do campus. Atualmente a vivência ballroom UnB atua em suas mais diversas linguagens como dança, estética, moda, empoderamento, cultura LGBTQIAP+, negritude e acolhimento.Junto às técnicas oriundas do Voguing, cria-se uma metodologia ativa única, pautada em uma educação de qualidade e na luta de artistas e agentes da cultura pela vida e existência da Comunidade Ballroom UnB e Distrito Federal. Portanto, ao trilhar o caminho do projeto, trilha-se também um percurso ao longo da vida das artistas que idealizaram a vivência ballroom, bem como a trajetóriada Casa de Onijá, coletivo e house que coordena e gere a atividade na Universidade.Dias e horários:quinta-feira, 17:00Início (06/10) - Oficina de hands performanceLocal:Núcleo de Dança Oficineiras: Cada Oficina será ministrada por diferentes oficineiras(os)As oficinas não precisam de inscrições para participar.Formulário de Inscrição:Não é necessária inscrição prévia.Uma Agulha no palheiro: oficina de bordado livreResumo:Aprenda bordado livre do zero e de graça, serão 10 aulas com teoria, demonstração e exercícios práticos.Período das aulas: 08 de outubro a 10 de dezembro
Dias e Horários:Sábado, das 10:00 às 11:30Local: Campus UnB Planaltina
Oficineira: Dália Souza de OliveiraCurso: FisioterapiaExperiência:Sempre tive interesse por práticas artesanais, essa afinidade foi construída junto com a minha mãe, que é costureira. E por isso eu tinha costume de fazer porta agulhas para ela, desenvolvendo assim habilidade com tecidos e agulhas. Apesar desse longo contato com o artesanato, apenas no final de 2018 comecei o processo de aprendizagem do bordado, de modo que, inspirada por perfis de bordadeiras no Instagram e Pinterest, comecei a aprender por conta própria, usando como referência vídeos do Youtube e revistas antigas de bordado. Com isso conheci diversas técnicas e foquei no bordado livre. Hoje, quatro anos depois, ainda continuo a bordar e costumo usar essa prática para presentear amigos e familiares.Contato: dalia.s.oliveira1@gmail.comFormulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBX78mS0pMYlX0uAt0MDVPXxZtqj-fDKNrkoORtpw6dv6ITA/viewform
Calistenia e Funcional
Resumo:Objetivo: promover saúde física, mental e a qualidade de vida dos estudantes e da comunidade externa da UnB. O esporte transforma estilos de vida e promove saúde para a comunidade. Além do bem estar físico e do desenvolvimento motor, as práticas esportivas são fundamentais, tanto para a promoção quanto para a prevenção no âmbito da saúde mental.Os treinos envolvem flexão, abdominal, agachamento, corrida, barra, dentre outros exercícios que trabalham com o peso do próprio corpo.
Dias e Horários:Segunda-feira, das 12:00 às 14:00Local: Praça de esporte, próximo ao IdA E FE, onde fica o banco Santander, campus Darcy Ribeiro. Oficineiros:Diogo Souza AssunçãoCurso: Educação FísicaExperiência:Meu nome é Diogo Souza Assunção, sou estudante de graduação em licenciatura em Educação Física, portanto desde que comecei a praticar atividade física percebi a necessidade que temos de vivenciar atividades corporais. Além disso, sou praticante e amante de calistenia, que consiste em treinos ginásticos com o peso do próprio corpo. Através do edital 01-2021 com bolsa de apoio à atividade comunitária, iniciamos o projeto de calistenia UnB e treinos funcionais, com apoio da DAC, junto à DEAC. Iniciamos em 2021, e apesar do término da bolsa, nosso projeto continuou e cada dia fica mais consolidado.Contato: souza.assuncao@aluno.unb.br Oficineiro: Paulo Ricardo Dias MoraisCurso: BiblioteconomiaExperiência na área proposta:Meu nome é Paulo Ricardo Dias Morais, sou estudante de graduação no curso de Biblioteconomia na UnB. E através de atividades físicas praticados no campus Darcy Ribeiro alcanço melhores rendimentos no meu curso além da prevenção no que se diz respeito à saúde mental. Portanto desde que comecei a praticar atividade física percebi a necessidade que temos de vivenciar atividades corporais. Além disso, sou praticante e amante de calistenia, que consiste em treinos ginásticos com o peso do próprio corpo. Através do edital 01- 2021 DAC/DEAC, passei a praticar a calistenia como aluno/praticante, de modo que hoje dados os conhecimentos técnicos e a experiências adquiridas posso atuar frente ao projeto dando prosseguimento a todas as vivenciais e experiências possíveis com a pratica calistênica. O projeto foi iniciado em 2021 com os treinos que, acontecem às segundas, quartas e sextas, na praça de esporte próximo ao IDA E FE, das onde fica o banco Santander, 12h00 às 14h00. Apesar do término d a bolsa, nosso projeto continuou e cada dia fica mais consolidado. Com o apoio da bolsa nós poderemos crescer tecnicamente e aperfeiçoar a prática.
Formulário de inscrição:Não é necessária inscrição prévia.Elaboração de Projetos CulturaisResumo:A oficina tem como objetivo introduzir os participantes no processo de elaboração e apresentação de propostas/projetos culturais com base na Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
Inscrição: 21/09 a 10/10/2022Período de aula: 4 encontros - 25/10 a 28/10/2022Horário: das 18:00 às 19:00 Oficineira: Edna de AlmeidaCurso: Assistente Social e discente de Ciências SociaisExperiência na área proposta:Sou Educadora  Social, graduada  em  Serviço  Social (2018-2022) e  discente  de Ciências Sociais, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Durante a  graduação em  Serviço  Social, participei  da  execução  de diversos projetos  de  extensão,  com  destaque  para  o  projeto FALAS  ICH(2019-2020), que executa palestras  e  oficinas  sobre  vida estudantil com  os estudantes  do  Instituto  de Ciências Humanas (ICH). No 2º semestre de 2019, fui a organizadora responsável pela Oficina Comunitária “Discutindo Feminismos e Violência de Gênero através do Cinema – FEMINISMO E CINEMA” (Edita lnº 2/2018-Programa de Oficinas Comunitárias de Arte e Cultura para os campus da UnB). No  primeiro  semestre  de 2022,  fui estagiária no  Serviço  Social  do  Comercio(SESC-DF), lotada no Programa Mesa Brasil, no qual participei no apoio, elaboração e execução do “Ciclo  de  Palestras –Elaboração  de  Projetos  Sociais e  Captação  de Recursos”, parceria  entre o  MESA  BRASIL/SESC  e  o  Projeto  Integral  de  Vida – Pró-Vida. Atuo  como colaboradora, desde  junho  de  2022, na  empresa Arte  em  Curso, especializada em elaboração de  projetos  na  lei  Rouanet  e  outras  leis  de  incentivo à cultura  e em cursos  sobre  Marketing  de Patrocínios e  fotografia.  Atualmente  integro o quadro  de funcionários como estagiária de  elaboração  de  projetos,  executando atividades de desenvolvimento e produção de projetos culturais e de elaboração de portfólio cultural e demais documentos pertinentes aos segmentos culturais.Contato: ednaalmeida1995@gmail.comFormulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf59805n_tkpjDBqDvO_xe5wiXkaCkOIte77FaNJ1ct1f797Q/viewformPor onde anda o Axé - Uma aventura expográficaResumo:Essa aventura parte de uma oficina voltada para a expografia, iremos abordar nas aulas as principais áreas envolvidas na realização de uma exposição como curadoria, produção, montagem e mediação. Serão apresentados e debatidos o conceito de cada área além de alguns encontros com profissionais de destaque em suas respectivas áreas. Durante o desenvolvimento da oficina será realizado o planejamento de uma exposição como atividade principal, o tema da exposição será "Por onde o Axé", e consiste na representação do axé, essa energia que vem da natureza e suas divindades, e permeia tudo que é feito ao sagrado.Inscrições: de 22 a 30 de setembro.A oficina acontecerá entre 03 de outubro e 12 de dezembroDias e Horários:segunda-feira, das 18:00 às 19:30.Local: Instituto de Artes da Universidade de Brasília (próximo ao Restaurante Universitário).Oficineiro: Felipe Batista Ferreira de OliveiraCurso: licenciatura em artes visuais pela Universidade de Brasília (UnB)Experiência na área proposta:Experiência com coordenação de projetos culturais desde o  ensino  médio,  teve  atuação  em  diversas  áreas  da  expografia  como  Curadoria, Montagem,  Mediação  e  também  expondo  suas  obras  como  artista,  o  que  justifica  o assunto do projeto com a montagem de uma exposição durante as oficinas. Tem ampla experiência em ministrar oficinas, ministrou oficinas para turmas da rede pública de ensino, para alunos do EJA, para alunos  em  situação  de  vulnerabilidade  social  na  Ong Transforme, onde  trabalha  e  tem experiência  semelhante  também  no  estágio  onde  faz  mediação  para  turmas  de  até  100 alunos no Museu Nacional da República.Contato: eufelipeferreira4@gmail.com
Formulário de Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScW7WyZkt1T3NAYxTfWbQcR_oju9_3fMVLLCKWTsSHRZqJGHw/viewformOficina de DesenhoResumo:Entre os dias 03 de outubro e 12 e dezembro acontecerá a oficina de desenho pelo projeto Oficinas Comunitárias da UnB. Na oficina vamos aprender a desenhar retratos humanos estilizados a partir de referências fotográficas. A ideia não é reproduzir um retrato realista das fotografias, mas caricaturar e estilizar essas fotografias a fim de trazer a personalidade do artista para o desenho.Precisa saber desenhar?Não. Aprenderemos e nos desenvolveremos juntes.
Qual o local da oficina?A definir
O que vamos aprender?
Cronograma de atividades:03/10/2022 - Treinando o controle da linha e medindo distâncias e proporções10/10/2022 - Introdução ao desenho 3D – Esfera17/10/2022 - Introdução ao desenho 3D – Cubo24/10/2022 - Construindo a estrutura do rosto humano - Visão de frente, 3 quartos e perfil.31/10/2022 - Medindo a distância entre os elementos da face (sobrancelha, olhos, nariz boca e orelha)07/11/2022 - Elementos faciais – Olhos e nariz14/10/2022 - Elementos faciais – boca e orelha21/10/2022 - Estrutura de cabelos28/10/2022 - Expressões faciais05/12/2022 - Quebrando as regras - introdução a estilização12/12/2022 - Noções básicas de luz e sombraQuais os materiais necessários?Lápis e papel.Dias e horários da oficina:Segundas- feiras, de 03 de outubro a 12 de dezembro, das 18:00 às 20:00.Oficineira: Gabriela FariasCurso: Serviço Social. Sou ilustradora e graffiteira.Experiência na área proposta:Sou artista visual há 4 anos, atuo no graffiti, na pintura em telas, ilustração digital e tradicional. Participo de mutirões e eventos de graffiti no DF e entorno. Participei do meu primeiro mutirão fora do DF, em Araxá -MG em2022. Realizei uma oficina sobre graffiti pela DOCCA em 2021 e estou realizando outra oficina de graffiti destinada aos idosos pelo Sesc Ceilândia. Essas experiências têm fortalecido minha experiência como oficineira. Divulgo meu trabalho como graffiteira e ilustradora tradicional e digital no Instagram @vulgohera. Minhas áreas de interesse são: graffiti, ilustração tradicional e digital e animação. No último ano me dediquei a desenvolver retratos estilizados a partir de referências de fotos com a técnica de lápis grafite. Assim, criei por volta de 100 retratos com essa técnica. Contato:pelo WhatsApp: 61 99222 -6337Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXkwt-1o0Fzh_NkKRnggQTzy5OMNH43Crhhel3ZVnw6bsgdw/viewformPessoas da UnB: Memória e Afeto Resumo:O objetivo desta oficina é realizar a vivência de rodas de história sobre  memória e afeto com participantes no espaço físico e simbólico da Universidade de Brasília. Para tanto, além das rodas de histórias com o eixo temático “memória e afeto” , a oficina também trará práticas de  criação de peças em áudio e fotografia, com o objetivo de proporcionar aos participantes da oficina, uma introdução ao desenvolvimento de  produção sonora e da composição de um ensaio fotográfico. Ao final, será produzida uma obra sonora, no estilo podcast, com os relatos organizados a partir do resultado das vivências e uma exposição fotográfica. Para tanto, será utilizada a metodologia do Museu da Pessoa, com foco na contação de histórias de vida  e preservação da memória coletiva.Dias e Horários:Segunda-feira, das 12:45 às 14:00 Oficineiros:Keilla SalvadorCurso: Audiovisual e Comunicação Organizacional
Experiência na área:É Produtora Cultural com experiência em produtos audiovisuais acessíveis e oficinas. Formada em Audiovisual (UnB), participou do curso de Formação em Tecnologia Social da Memória do Museu da Pessoa (2020).Lucas RafaelCurso: Audiovisual e FilosofiaExperiência na área:Graduando em Filosofia e Mestrando em Metafísica pela Universidade de Brasília. É roteirista e diretor com experiência em curtas-metragens e webséries. Formado em Audiovisual também pela UnB.Contato: lucasrafaeljustino.1@gmail.comLink para formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUqmINmz4R-AGDzxnrKT730dcoe8ZqwUSgYpMljokHnS3JYw/viewform
Danças PopularesResumo:Oficinas de dança e manifestação culturais, iremos falar sobre frevo, coco, xaxado e quadrilha junina. Mostrando a história de cada dança que constitui o povo Brasileiro. Passando por passos, bate papos e atividades.Como irá funcionar?A oficina terá três turmas, uma pra cada mês.
Outubro Dia 19, quarta-feira, das 08:00 às 12:00NovembroDia 18, sexta-feira , das 14:00 às 18:00DezembroDia 1, quinta-feira, das 16:00 às 20:00Local:Departamento de Artes Cênicas da UnB - Darcy Ribeiro (divulgação da sala/local exato na semana da oficina) A oficina será uma vez somente,  obtendo 4 horas (de acordo com sua escolha, preferência e vagas) Oficineira: Clara AbreuCurso: Artes cênicas. Experiência na Área Proposta:Faço oficinas e aulas de diversas danças desde criança, entrando em uma quadrilha junina profissional aos 11 anos “quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba”, atual campeã de Brasília e terceira colocada no Nacional de quadrilhas juninas. Dentro da quadrilha explorando mais ainda as danças populares e querendo aperfeiçoar, já fiz oficinas com Leila Nascimento de recife, com Tauana Barros de frevo. Estive junto com o Balé flor do cerrado no Maior São João do Cerrado, com a companhia Transições Cia de Dança e outros trabalhos.
ATENÇÃO!As inscrições ficarão abertas até um dia antes de cada turma começar.Qualquer dúvida entrar em contato pelo email : Claraabreu1903@gmail.com Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKHfnettAOsR7mCNzW9Bf5nn8CqFy5IrM3RJFS2vVMW8-PYg/viewform

Pintura de Mandalas – Arte Visionária em PontilhismoResumo:Convido-os para participarem da Oficina: Pintura de Mandala - Arte Visionária em Pontilhismo. Haverá 2 aulas mensais, pelo período de 2hrs, de outubro adezembro de 2022.Em quais vagas você está interessado?Aula 1. Abrindo Portais: Introdução & Apresentação dos materiais (Aula 06/10 - 2hrs de aula)Aula 2. O Despertar: Formas e Esboços da estrutura da Mandala / Colorimetria (Aula 27/10 - 2hrs de aula)Aula 3. Empreendedorismo Artístico / Mídias sociais e Portfólio (Aula 03/11 - 2hrs de aula)Aula 4. Prática: Plataforma de vendas e empreendedorismo (2hrs de aula)Aula 5. Domínio das cores / Orçamento & Valores / Como e onde expor as obras (Aula 01/12 - 2hrs de aula)Aula 6. Fluxo Criativo: "O que é Geometria Sagrada?" / Referências Artísticas (Aula 09/12 - 2hrs de aula)
Horário:16:30 - 17:3018:30 – 19:30Local:Darcy Ribeiro
Oficineira: Nicole de Oliveira Siqueira PortoCurso: Ciências sociaisExperiência na área proposta: Nicole Porto é artista visual e trabalha com tinta acrílica que reage à luz UV. Utiliza em suas obras a técnica do pontilhismo que se complementa com outras técnicas de pintura, formando fractais e geometrias, criando uma atmosfera de efeitos psicodélicos. Já fez cursos de pintura e sobre o empreendedorismo feminino, assim como consta nos certificados a baixo. Tem experiência em exposições de artes. Em parceria com a Secretaria de Turismo - Setur do GDF, já se apresentou em feiras locais, como: Feira da Lua, Expotchê, assim como, em feiras privadas: Misturinha Brasília e no projeto Jasminas Cultural – Semana da mulher. Além de expor em eventos noturnos: Visual Sensation e Warm UP do Pulsar Festival.Contato: mandala.sanctuary@outlook.com.Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRABCaCcwd_lWgfnxHDU_d-LOm5-5xFJ0-J1x5MFTFiH90Kg/viewformBotões Fofinhos: Introdução à WearablesResumo:A Oficina apresentará conceitos básicos de eletrônica, bem como processos básicos e materiais utilizados na produção de dispositivos eletrônicos vestíveis. Através da construção de botões eletrônicos fabricados em tecido, serão abordadas questões fundamentais de eletrônica focada na construção de wearables.Oficineira: Tainá Luize Martins RamosCurso: MuseologiaExperiência na área proposta:Este modelo de oficina foi ministrada no evento #2ª Brasília Cidade Design no Museu Nacional da República (2019), também compôs a programação da semana de extensão no IFB campus Taguatinga (2019 ) e da Semana Geek Sesc Gama (2022). Além de ter sido realizada também durante a disciplina de arte eletrônica no departamento de Artes Visuais da UnB (2019-2020) e no curso vivência Tecno-criativas no Gama (2021 e 2022). A proponente possui graduação em Design de Moda pelo IFB onde defendeu seu trabalho de conclusão de curso chamado Ar Ipê Feito: A Moda e os Wearables e foi bolsista no Midialab/UnB, laboratório de novas mídias da UnB. Oficineira: Nycacia Delmondes FlorindoCurso: Arte VisuaisExperiência na área proposta:Faço parte do Laboratório de arte computacional Midialab/UnB, estou me graduando em Artes Visuais. Proponho esse mini-curso junto com Artur Cabral, graduado em Artes Visuais na UnB, que já ministrou esse curso em outras ocasiões no laboratório de novas mídias Medialab/UnB (2018-2019), no IESB durante o evento Design Convida (2021) e no Sesc durante a semana a Geek (2022). O mini-curso possibilita um primeiro contato dos alunos com o software de programação visual Hydra, como também propõe exercícios práticos com o conteúdo trabalhado, proporcionando possibilidades para explorar criações de imagens e vídeos digitais. Formulário de Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5R488UMlU8UzBtqdpLPel3LyApEUNUx1RTLDeJOPmFXQCuA/viewformOficina de Literatura e Política A oficina foi desenvolvida com a intenção de promover um debate interdisciplinar que tem por objetivo o esclarecimento da arte sob a luz da realidade e da realidade sob a luz da arte. O objetivo primordial é buscar explicação da realidade e das obras estudadas através do diálogo e da livre construção do conhecimento, usando como ferramentas as interpretações do mundo e suas implicações mais profundas.Dias e Horários:semanalmente, às quartas-feiras, às 14:00Local:Universidade de Brasília Oficineiros: Paola Caroline da Silva Gonçalves Rosa e Gabriel Luiz Paiva Santos RibeiroCurso: Arquitetura e urbanismo e Ciência Política
Experiência na área proposta:Paola: Já cursei (interrompido) Teoria, crítica e história da arte, tendo como uma das principais matérias arte e literatura. Cursando arquitetura e urbanismo, o que gera um grande enfoque na arte e na arquitetura e o meio político como algo primordial na construção de uma sociedade. Já participei da comunidade vitruviana que engloba a história da arquitetura e da arte com análise crítica - (Bruno Perenha) Curso: O Admirável Segredo da Arte Católica com duração de 30h um curso da professora Viviane Princival Masterclass O Leitor Ideal – Rodrigo Gurgel Integrante do clube de literatura clássica Trabalho acadêmico sobre: as sete artes liberais como forma de representação da população na história Gabriel é Estudante de ciência política, curso de filosofia básica, integrante do clube de literatura clássica e confraria para leitores. Realizou cursos nas áreas de: Mudança Política na América do Sul Política e Economia Mundial Pensamento Político Latino-Americano Relações governamentais no Brasil Orçamento e políticas públicas Política e economia A literatura e a política como forma de representação Objetivo: Explorar análises diversificadaContato: gabrielluiz1917@gmail.comFormulário de Inscrição: https://qr.link/1IVKrYSuporte Básico de Vida para leigos Na oficina serão desenvolvidas atividades no período de 06 de outubro a 08 de dezembro.  O objetivo desse projeto é possibilitar que pessoas de fora de áreas da saúde, que geralmente não têm contato com o assunto, possam desenvolver habilidades básicas no que se refere ao suporte básico de vida, de modo a adquirirem conhecimento e meios para que, ao se depararem com situações reais, possam ser capazes de intervir e ajudar pessoas em situações de parada cardiorrespiratórias. A Oficina será organizada pela discente Stephanie Frazão Marques. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 19 de setembro a 03 de outubro de 2022.PLANO DE AULA: Serão realizadas cinco aulas:    Aula 1 - Dia(s): 06 de outubro e 10 de novembro de 2022. Tema: Introdução à fisiologia cardiopulmonar - ONLINE     Aula 2 - Dia(s): 13 de outubro e 17 de novembro de 2022. Tema: Abertura de vias aéreas - ONLINE    Aula 3 - Dia(s): 20 de outubro e 24 de novembro de 2022. Tema: Manobra de RCP - ONLINE    Aula 4 - Dia(s): 27 de outubro e 01 de dezembro de 2022. Tema: Uso do DEA e Introdução ao protocolo de RCP : ONLINE    Aula 5 - Último Dia(s): 03 de novembro e 08 de dezembro de 2022 - PRESENCIALOficineira: Stephanie Frazão MarquesCurso: EnfermagemExperiência na área proposta:Como aluna de enfermagem estou imersa no tema proposto, de maneira prática e teórica, aprendendo sobre a fisiologia por detrás das manobras e ações realizadas durante o Suporte Básico de Vida (SBV), participando ainda de ações de extensões na área, como é o caso do meu ingresso na Liga de Simulação em Saúde (LISSA) da Faculdade de Ceilândia, que me permitiu e me permiti participar de diversas experiências voltadas a esse e outros temas, como o recente curso de Suporte Básico de Vidas para leigos ministrado na Semana Universitária. Fora isso sou formada no curso de técnico em enfermagem, de modo que esse é o tema que tenho visto desde então e percebido a importância para a comunidade no geral.Formulário de Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeR3zluQV18SmDM8uOzYWdlVTinjdLIalDfXN65hr7iG_X1A/viewformClaudia Maria Goulart dos SantosDiretoraDiretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC)ATENÇÃO – O conteúdo deste informe é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). As dúvidas e os pedidos de esclarecimentos devem ser encaminhados à unidade que emitiu o conteúdo.
--
Atenciosamente,Marcilene Barros Lima
Sociedade Brasileira de Física - SBF
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Ponto Focal - MNPEF - polo 1 - UnB
Centro Internacional de Física - CIF - Multiuso II
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte 
Brasília - DF - CEP: 70910-900
Telefone:(61) 99100-7761

Dúvidas: marcidf.unb@gmail.com ou uab@unb.br

Semana Universitária: o CEAD ofertará a oficina "Como construir um banco de questões no Aprender"

by Henrique Lopes -

á pensou em utilizar o questionário do Aprender para avaliar os seus estudantes?

O Aprender é um ambiente virtual de aprendizagem disponível para todos os(as) docentes da UnB e, com ele, é possível diversificar as suas estratégias de ensino e deixar as provas mais dinâmicas.

Na Semana Universitária, o CEAD ofertará a oficina "Como construir um banco de questões no Aprender". Participe e veja, também, como algumas boas práticas no ambiente virtual podem contribuir para a verificação da originalidade.

Inscreva-se pelo SIGAA, reserve a agenda e prepare seu notebook. Vamos nos encontrar no dia 29/08! 

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/bancodequestoes-cead



Attachment Moodle-CriandoBancoQuestoesQuestionario-SEMUNI 2022 V2_FEED - 04 (1).png

Pesquisa Institucional - Quantitativo Estudantes Quilombolas - (Memorando Circular nº 003/2022)

by Henrique Lopes -

Prezado Estudante da UAB,

Dentre as diversas competências da Coordenação Negra da DIV estão a responsabilidade por elaboração, levantamentos, estudos e pesquisas que atentem à comunidade negra, a promoção, o acolhimento e acompanhamento de estudantes em situação de vulnerabilidade pertencentes a esse grupo populacional, além de propor, elaborar, coordenar e executar políticas, programas e ações voltados para a eliminação do racismo e da intolerância racial nos campi da UnB.

 

Neste sentido, temos feitos tratativas e participado ativamente das discussões sobre políticas de permanência e assistência estudantil, tendo acompanhado e discutido com a gestão superior os cortes das bolsas de indígenas e quilombolas efetuados pelo Ministério da Educação. O objetivo dessas discussões é pautar propostas internas que possam minimizar os prejuízos para os estudantes, de modo que possam dar continuidade aos estudos até a conclusão de seus cursos.

 

Com fins de apresentar ao DAC uma proposta com previsão orçamentária consistente para o exercício de 2022, é necessário obter dados que quantifiquem os estudantes quilombolas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UnB em todos os campi, razão pela qual elaboramos o formulário abaixo.

 

Esta pesquisa, além de nos proporcionar uma melhor orientação para planejamentos futuros em diálogo direto com a população quilombola, atenderá, imediatamente, a  perspectiva concreta de utilização de recursos de emenda parlamentar destinada exclusivamente para a assistência estudantil.

 

No sentido da urgência da demanda, solicitamos a ampla divulgação da pesquisa e o incentivo ao preenchimento do formulário. 

 

Segue o  link para o formulário da Consulta a Estudantes Quilombolas a ser divulgado para estudantes de graduação: LINK PARA ACESSAR A PESQUISA

 

Atenciosamente.

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Daniela Alves dos Santos Bezerra Maciel, Coordenador(a) da Coordenação da Questão Negra da Diretoria da Diversidade do DAC, em 29/03/2022, às 15:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.


Attachment Imagem_7907826-Kilombola.jpeg

Manutenção na infraestrutura da plataforma Aprender2 - (Dia 12/12/2021)

by Henrique Lopes -

À Comunidade Universitária:

Informamos que, no dia 12 de dezembro, das 20h às 24h, será realizada manutenção na infraestrutura que sustenta os ambientes Aprender 2 e Aprender 3. Durante esse período, os ambientes poderão ficar indisponíveis, retomando as suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD: www.cead.unb.br/fale-conosco.


Atualização do ambiente de aprendizagem Aprender (dia 12 de dezembro de 2021) - Novidades

by Henrique Lopes -

Prezado(a) docente,

No dia 12 de dezembro de 2021, os ambientes de aprendizagem Aprender 2 e Aprender 3 serão atualizados e, com isso, novidades serão implementadas.

Algumas dessas novidades são:

- Conclusão da atividade do aluno que permite que você, professor, exiba os critérios de conclusão, datas de abertura e datas de encerramento para todas as atividades do Moodle em um curso, tanto na página do curso quanto de dentro de cada atividade. Isso auxilia o aluno a ter uma visão mais ampla e clara dos seus trabalhos dentro da plataforma.

- Verificador de acessibilidade para o conteúdo do seu curso Moodle, que ajuda a identificar problemas comuns de acessibilidade no conteúdo do curso do Moodle.

- Melhorias significativas nas atividades de questionário, o que inclui contagem de palavras para perguntas dissertativas, retenção de configurações e plugin com detector de plágio para verificar a ética acadêmica para as questões dissertativas.

Estamos trabalhando para que o Aprender 2 e 3 se tornem mais acessíveis com a correção de falhas e a inserção de melhorias para maior satisfação do usuário.

Contem com nosso apoio sempre!


Manutenção na infraestrutura dos ambientes Aprender 2 e 3 - (Dia 07/11/2021)

by Henrique Lopes -

À Comunidade Universitária:

Informamos que, no dia 07 de novembro, das 08h às 12h, será realizada manutenção na infraestrutura que sustenta os ambientes Aprender 2 e 3. Durante esse período, os ambientes poderão ficar indisponíveis, retomando as suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD.

Contamos com a sua compreensão!


Atenção professores: Live de lançamento do Guia de Orientações para a Promoção da Acessibilidade no Ensino Remoto

by Henrique Lopes -


O Centro de Educação a Distância (CEAD) e a Diretoria de Acessibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DACES/DAC) convidam você, docente da Universidade de Brasília (UnB), para a live "Aula Acessível - Educação Para Todos: Lançamento do Guia de Orientações para a Promoção da Acessibilidade no Ensino Remoto", que será realizada no dia 7 de outubro de 2021, às 14h30, com transmissão pelo canal do YouTube do CEAD.

O evento marcará o lançamento e a divulgação do Guia de Acessibilidade da UnB, documento elaborado em conjunto pelo CEAD e pela DACES/DAC que traz orientações voltadas à comunidade acadêmica sobre as formas de promoção de acessibilidade de pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. Trata-se de um material preparado, especialmente, para os(as) docentes da UnB que atuam no ensino remoto.

A abertura do evento contará com a participação da Magnífica Reitora Márcia Abrahão Moura. Além disso, o evento terá a participação das professoras Letícia Lopes Leite, Diretora do CEAD, e Sinara Pollom Zardo, Diretora da DACES/DAC.

Contamos com sua presença!


Attachment Live_Guia-de-Acessibilidade_redes-sociais_v4.png

Manutenção na infraestrutura que sustenta o ambiente Aprender 2 - Dia 19/09

by Henrique Lopes -

À Comunidade Universitária:

Informamos que, no dia 19 de setembro, das 08h às 20h, será realizada manutenção na infraestrutura que sustenta o ambiente Aprender 2 e 3. Durante esse período, o ambientes poderão ficar indisponíveis, retomando as suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD.

Contamos com a sua compreensão!


Centro de educação a distância - CEAD


Curso "Podcast: produção e uso para inovar suas aulas" - inscrição: 16 de agosto a 3 de setembro

by Henrique Lopes -

Prezado(a) docente,

De 13 a 24 de setembro, será ofertado o curso "Podcast: produção e uso para inovar suas aulas", uma iniciativa do Centro de Educação a Distância (CEAD), com material elaborado por profissionais especializados. O podcast é uma ferramenta que tem sido muito utilizada neste contexto de pandemia, já que possui grande potencial de reforçar e melhorar o aprendizado dos estudantes, além de promover e desenvolver a criatividade dos discentes.

A oferta do curso será a distância, no ambiente Aprender 2, com uma carga horária de oito horas. Assim, não perca esta oportunidade de aprender a alimentar suas aulas com novos conteúdos e novidades para despertar o interesse de seus alunos.

Contamos com sua participação!

Inscrições pelo link: https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2776

Período de inscrição: 16 de agosto a 3 de setembro


Cursos de ambientação para estudantes da UnB - Inscrições até 15/08/2021

by Henrique Lopes -

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 15 DE AGOSTO!

Pensando especialmente nos estudantes que estão ingressando agora na Universidade, o Centro de Educação a Distância da UnB vai ofertar cursos de ambientação com conteúdos básicos que podem auxiliar neste início do percurso acadêmico:

  1. Matemática Básica
  2. Português Instrumental
  3. Noções de Informática
  4. Lógica Elementar
  5. Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos
  6. Escrita Científica (em breve)

Para se inscrever, o estudante deve consultar as atividades de extensão abertas, no link a seguir: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf. Na página, é preciso buscar os cursos por "Título da Ação" (nome dos cursos) ou por "Unidade Responsável" (Centro de Educação a Distância).

As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de agosto! Em caso de dúvidas, escreva um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: formacoescead@unb.br


Informamos que, no dia 07 de agosto, das 20h às 00h, será realizada manutenção na plataforma aprender2

by Henrique Lopes -

À Comunidade Universitária:

Informamos que, no dia 07 de agosto, das 20h às 00h, será realizada manutenção na infraestrutura que sustenta os ambientes Aprender 2 e Aprender 3. Durante esse período, os ambientes poderão ficar indisponíveis, retomando as suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD: www.cead.unb.br/fale-conosco.

Contamos com a sua compreensão!


Oficina Turnitin (serviço de detecção de plágio) para os estudantes da UnB - Dias 12 e 13 de agosto

by Henrique Lopes -

Prezado(a) estudante,


O Centro de Educação a Distância (CEAD), em parceria com a Turnitin (serviço de detecção de plágio instalado no Aprender/Moodle), ofertará, nas manhãs dos dias 12 e 13 de agosto, um evento de apoio à comunidade acadêmica sobre como essa ferramenta pode contribuir com a produção de textos acadêmicos originais e autênticos.

Na ocasião, será mostrado como os dados disponíveis no reporte de similaridade podem ser utilizados por professores e alunos para melhorar a qualidade das citações e fontes, bem como para ampliar o impacto das pesquisas.

Haverá duas edições desse evento, ambas com certificação mediante inscrição:

Live aberta para discentes: 12 de agosto, quinta-feira, 10h: "Avalie a autenticidade dos seus textos utilizando os recursos da Turnitin"
Inscrições pelo link:   https://bit.ly/cead-turnitin-live

Turma fechada para docentes: 13 de agosto, sexta-feira, 10h: "Como zelar pela integridade em trabalhos acadêmicos utilizando o Turnitin"
Garanta já sua vaga:   https://bit.ly/cead-turnitin

As inscrições ficarão abertas até o dia 10 de agosto! Participe!


Attachment Oficina para estudantes - Turnitin.jpeg

Oficina Turnitin (serviço de detecção de plágio) para professor - Dias 12 e 13 de agosto

by Henrique Lopes -

Prezado(a) professor(a),

O Centro de Educação a Distância (CEAD), em parceria com a Turnitin (serviço de detecção de plágio instalado no Aprender/Moodle), ofertará, nas manhãs dos dias 12 e 13 de agosto, um evento de apoio à comunidade acadêmica sobre como essa ferramenta pode contribuir com a produção de textos acadêmicos originais e autênticos.

Na ocasião, será mostrado como os dados disponíveis no reporte de similaridade podem ser utilizados por professores e alunos para melhorar a qualidade das citações e fontes, bem como para ampliar o impacto das pesquisas.

Haverá duas edições desse evento, ambas com certificação mediante inscrição:

Live aberta para discentes: 12 de agosto, quinta-feira, 10h: "Avalie a autenticidade dos seus textos utilizando os recursos da Turnitin"
Inscrições pelo link:    https://bit.ly/cead-turnitin-live

Turma fechada para docentes: 13 de agosto, sexta-feira, 10h: "Como zelar pela integridade em trabalhos acadêmicos utilizando o Turnitin"
Garanta já sua vaga:    https://bit.ly/cead-turnitin

As inscrições ficarão abertas até o dia 10 de agosto! Participe!


Attachment Oficina para docente - Turnitin.jpeg

Cursos de ambientação para estudantes da UnB

by Henrique Lopes -

Prezados estudantes,

Pensando especialmente nos estudantes que estão ingressando agora na Universidade, o Centro de Educação a Distância da UnB vai ofertar cursos de ambientação com conteúdos básicos que podem auxiliar neste início do percurso acadêmico:

  1. Matemática Básica
  2. Português Instrumental
  3. Noções de Informática
  4. Lógica Elementar
  5. Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos
  6. Escrita Científica (em breve)

Para se inscrever, o estudante deve consultar as atividades de extensão abertas, no link a seguir: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf. Na página, é preciso buscar os cursos por "Título da Ação" (nome dos cursos) ou por "Unidade Responsável" (Centro de Educação a Distância).

As inscrições ficarão abertas até o dia 8 de agosto! Em caso de dúvidas, escreva um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: formacoescead@unb.br


Centro de Educação a Distância - CEAD


Manutenção preventiva na infraestrutura dos ambientes Aprender 2 e Aprender 3 - (Dia 25/07)

by Henrique Lopes -

À Comunidade Universitária:

Informamos que, no dia 25 de julho, das 07h às 14h, será realizada manutenção na infraestrutura que sustenta os ambientes Aprender 2 e Aprender 3. Durante esse período, os ambientes poderão ficar indisponíveis, retomando as suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD: www.cead.unb.br/fale-conosco.

Contamos com a sua compreensão!

 


MANUTENÇÃO DOS AMBIENTES APRENDER 2 E 3

by Henrique Lopes -

À Comunidade Universitária:

Informamos que, no dia 26 de junho, das 18h às 0h, será realizada manutenção na infraestrutura que sustenta os ambientes Aprender 2 e Aprender 3. Durante esse período, os ambientes poderão ficar indisponíveis, retomando as suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD: www.cead.unb.br/fale-conosco.

Contamos com a sua compreensão!


FINALIZAÇÃO DO SEMESTRE E SALAS VIRTUAIS DOS AMBIENTES APRENDER 2 E APRENDER 3

by Henrique Lopes -

Aos docentes:

O Centro de Educação a Distância, em atendimento à Circular nº 13/2021/DEG, que trata do final do semestre letivo, recomenda a realização dos procedimentos de gerenciamento da sua sala virtual no ambiente Aprender 3.

Disciplinas de 2020/2:

Após o período de consolidação das menções, as salas virtuais de disciplinas de 2020/2 não estarão mais visíveis para os estudantes.
Esse procedimento, de responsabilidade do CEAD, será realizado no dia 31 de maio e consiste em permitir o acesso a todo o conteúdo da disciplina apenas para os usuários com perfil de professor. Estudantes não visualizarão mais a disciplina.

Disciplinas de 2020/1:

Entre os dias 23 e 26 de julho de 2021, o CEAD realizará a exclusão das salas virtuais de disciplinas de 2020/1.

Tal procedimento consiste em deletar a sala virtual. Isso é necessário porque temos uma limitação de armazenamento no ambiente Aprender 3.

Caso queira utilizar o conteúdo da sua sala virtual em outra área do Aprender 3, sugerimos realizar o procedimento de “Importação de Recursos”. Confira, no link a seguir, um tutorial sobre essa ação:
https://www.youtube.com/watch?v=_RA8YVcrk0g&list=PLUhK7Nd8uRDZOXZSl8GBgH9dd1VSswjNS&index=16.

Para solicitar a criação de uma sala virtual no Aprender 3, acesse o Espaço de Ajuda ao Professor, disponível em:
https://aprender3.unb.br/course/view.php?id=18.

As solicitações de criação de sala virtual serão respondidas em até três dias úteis.

Nossos canais de atendimento permanecem à disposição:
cead.unb.br/faleconosco.

Atenciosamente,
Equipe do Centro de Educação a Distância


À comunidade acadêmica

by Samuel de Souza -

À comunidade acadêmica:

Informamos que será feita uma atualização no ambiente Aprender 2 e 3, no dia 8 de maio de 2021, das 18h às 22h. Durante esse período, o ambiente ficará indisponível, retomando suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso do ambiente Aprender 3 poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD: https://www.cead.unb.br/fale-conosco

RECOMENDAÇÃO ACERCA DA DISPONIBILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO AMBIENTE APRENDER

by Henrique Lopes -

"À Comunidade Acadêmica:

RECOMENDAÇÃO ACERCA DA DISPONIBILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO AMBIENTE APRENDER

O CEAD recomenda que não sejam disponibilizados vídeos com mais de 30 MB no ambiente Aprender. Esse tipo de arquivo deve ser disponibilizado em plataformas desenvolvidas para esse fim (YouTube, Vimeo, Microsoft Stream etc.). Após a publicação do vídeo em uma dessas plataformas, o link poderá, então, ser disponibilizado no Aprender.

Essas plataformas garantem uma qualidade melhor de reprodução, uma vez que o vídeo vai se adaptar à velocidade do link de internet e às dimensões da tela (celular, tablet, monitor etc.) do dispositivo que o estudante utiliza.

Confira mais orientações no site riu.cead.unb.br. "


IMPORTANTE - INDISPONIBILIDADE DO APRENDER NO DIA 11/04

by Henrique Lopes -

Prezados,

Visando ao aperfeiçoamento das funções dos ambientes Aprender 2 e 3, informamos que será realizada uma atualização do sistema no dia 11/04/2021, no horário das 7h às 18h.

O ambiente ficará indisponível no período mencionado retomando suas funcionalidades logo em seguida.

Atenciosamente, 


Centro de Educação a Distância - Cead/UnB

Aula Magna - Escola do futuro

by Henrique Lopes -
Convidamos para Aula Magna dos cursos de graduação da UAB/UnB 2023
Formar professores para a ESCOLA DO FUTURO
com o Prof. Dr. Antônio Sampaio da Nóvoa
Dia: 17/10/2023
Hora: 17h
Local: Auditório do Centro Cultural da ADUnB - UnB
Attachment Card - Escola do futuro.png

Manutenção programada da infraestrutura que hospeda o ambiente Aprender 2

by Henrique Lopes -

À comunidade acadêmica:

Informamos que será realizada a manutenção programada da infraestrutura que hospeda os ambientes Aprender 2 e Aprender 3, no dia 25 de abril de 2021, das 8h às 11h. Durante esse período, os referidos ambientes ficarão indisponíveis, retomando suas funcionalidades logo em seguida.

Eventuais dificuldades relativas ao uso dos ambientes Aprender 2 e Aprender 3 poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CEAD:
https://www.cead.unb.br/fale-conosco

Contamos com sua compreensão!


Importante: Orientações para encerramento do semestre (Backup)

by Henrique Lopes -

Prezado(a) Professor(a),


https://www.cead.unb.br/noticias/266-orientacoes-para-encerramento-do-semestre

Importante: Orientações para encerramento do semestre (Backup)

©Theme Trema